sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lendas do Espírito Santo II


O Frade e a Freira
Segunda Matéria sobre as lendas do Estado do Espírito Santo, nesta matéria iremos conhecer a lenda de uma paixão entre um Frade e uma Freira, que foi eternizado por Deus.

O Frade e Freira

Localizada no município de Cachoeiro do Itapemirim a pedra do “Frade e a Freira” é uma formação rochosa com aproximadamente 700 metros de altura, esculpida pela atuação da natureza durante milhões de anos. Não há quem não se impressione com a aparência composta por montanhas geminadas, que, dependendo do ângulo de visão, tem-se a nítida impressão que são duas pessoas colocadas frente a frente como se estivessem ali, se encontrado por mero acaso. O monumento natural é motivo de orgulho dos capixabas, principalmente dos cachoeirenses, que o transformaram num dos seus principais cartões postais.

Em 2007 o governo capixaba, através de decreto, deu ao monumento a condição de marco representativo do estado, ”reconhecendo que sua considerável beleza cênica lhe confere um grande potencial para o turismo sustentável regional, integrado às condições naturais dos ecossistemas e das paisagens, podendo promover novas opções de renda para as comunidades residentes na unidade e em seu entorno.”


O Frade e Freira Desenhado por Dom Pedro II

Quem vem de Vitória ou de outros municípios do norte, através da BR 101 sentido município de Rio Novo do Sul, se depara com a surpreendente imagem e não há quem não resista em parar o veículo e admirar a bela paisagem. São inúmeros os ângulos que se pode ver, durante um bom percurso. Recentemente, vindo de IRIRI, tive a oportunidade de mais uma vez apreciar tanta beleza.

Diz uma lenda que um frade se apaixonou por uma freira que com ele trabalhava na evangelização dos moradores da região e ao ter seu amor correspondido os dois apaixonados sofriam por não poderem viver tão belo sentimento. Porém Deus, condoendo-se do sofrimento que os martirizava decidiu eternizar aquela paixão transformando-os em pedra.

Lenda à parte, mas na realidade a pedra “O Frade e a Freira” é uma escultura digna da admiração de todos nós mortais. É uma testemunha real da presença do Criador, e essa crença eu assumo publicamente. Acredito que somente a mão de Deus tem o poder de moldar algo tão perfeito, tão maravilhoso. Louvo e dou Glórias ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.
 

Um comentário:

José Carlos disse...

É uma das maravilhas que nosso DEUS presenteou nós capixabas, como também a pedra do lagarto e tantas outras. Somente o poder de um DEUS bondoso, porque não merecemos.